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Humanização

Humanização e Assistência Hospitalar

A Santa Casa de Lorena, com seu caráter humanizado, sempre buscando novas maneiras de melhor atender seus pacientes.

O Ministério da Saúde elaborou um Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH) – 2003 – que tem o objetivo de promover uma mudança de cultura no atendimento de saúde no Brasil. Aprimorando as relações entre o profissional de saúde e o usuário, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade.


Uma das ações do Programa é a criação de Grupos de Trabalho de Humanização em cada um dos hospitais. A Santa Casa de Lorena conta com o trabalho do Grupo de Humanização Hospitalar. Os integrantes são representantes de diferentes setores que têm o objetivo de empreender uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde.

Entre as tarefas do grupo estão: difundir os benefícios da assistência humanizada, pesquisar os pontos críticos de funcionamento da instituição, propor mudanças que possam beneficiar os usuários e profissionais de saúde e melhorar a comunicação e a integração do hospital com a comunidade.

Sempre Evoluindo

A partir de 2010 várias melhorias foram criadas pela instituição objetivando a humanização:
- Ouvidoria hospitalar;
- Visita aberta;
- Serviços de psicologia clínica, com extensão aos profissionais, conforme demanda;
- Visita dos irmãos menores e avós na UTI Neonatal;
- Música no hospital;
- Investimentos em ambiência (ambiente confortável e aconchegante);
- Educação permanente dos profissionais;
- Brinquedoteca;
- Sistemática de acolhimento com Classificação de Risco no Pronto Socorro e Pronto Atendimento;
- Informações sobre o hospital por meio do site e do Facebook;
- Informações sobre saúde por meio do site e do Facebook;
-Mecanismo de comunicação entre os profissionais, visado a execução de serviços de qualidade (informatização e padronização dos procedimentos).