Sobre a Santa Casa

Histórico

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Lorena foi fundada em 1º de dezembro de 1867 pelo Conde de Moreira Lima, que foi secretário da primeira diretoria e dedicou-se às obras da Santa Casa até falecer, sendo seu provedor durante 53 anos. Após sua morte, a instituição passou a ser administrada pelas Irmãs Salesianas de Lorena.

Santa Casa de Lorena

Como prestadora de serviços médicos e hospitalares, a Santa Casa de Lorena é hoje hospital referência para o fundo do Vale do Paraíba, atendendo não só o município onde está sediada, como também os vizinhos, Canas e Piquete, somando uma população de 140.000 habitantes.

A Santa Casa de Lorena é um hospital de caráter filantrópico e sem fins lucrativos que tem por objetivo o atendimento hospitalar de pacientes de todos os níveis econômicos e sociais, sem qualquer tipo de distinção, e na condição de entidade beneficente e filantrópica, destina a maior parte de seus Serviços e Atendimentos aos pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde.

Ao longo desses quase 150 anos já passaram pela Instituição 14 provedores, cada um à sua maneira contribuindo para a instituição e ajudando a contar essa bela história.

Esta valorosa Instituição vem cumprindo, desde sua fundação, a missão de prestar assistência médico-hospitalar à comunidade local, servindo de referência em atendimentos de urgência e emergência para muitas cidades da região. Possui área de terreno de 10.400 m², onde está sediado seu hospital com 8.500 m² de área construída.

Provedores