DE #

Novo P.S. Infantil e Obstétrico SUS recebe o nome “Dr. José Waldyr Fleury de Azevedo”

postado 20/06/2023
por Santa Casa Lorena

Inaugurado na manhã de segunda-feira (19/06), o novo Pronto Socorro (P.S.) Infantil e Obstétrico SUS, da Santa Casa de Lorena, recebeu o nome “Dr. José Waldyr Fleury de Azevedo”.

Referência para os municípios de Lorena, Canas e Piquete, a nova instalação do P.S. Infantil e Obstétrico, agora com atendimento separado da unidade de urgência e emergência geral do hospital, conta com uma recepção, uma sala de triagem, uma sala de espera interna, dois consultórios pediátricos, um consultório ginecológico e obstétrico e uma sala de observação.

O legado do Dr. Waldyr, médico pediatra que possui uma história de dedicação e profissionalismo na instituição, permeia cada aspecto desta nova unidade de urgência e emergência materno-infantil.

Com sua abordagem humanizada e seu compromisso com a excelência, ele deixou marcas permanentes na comunidade e, por décadas, foi o pediatra de milhares de famílias de Lorena e região.

Agora, o P.S. Infantil e Obstétrico da Santa Casa de Lorena continuará a construir sobre essa base sólida, honrando a memória de um dos fundadores dos setores de Pediatria e UTI Neonatal da instituição, ao oferecer um atendimento de qualidade às mais de 2 mil crianças e gestantes atendidas mensalmente no hospital.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Sylvio Ballerini, da Diretora Regional de Saúde (DRS-17), Ana Beatriz Hernandes Hernandez Palermo; do Provedor da Santa Casa, Mário Teixeira da Silva; do Vice Provedor, Gustavo Matos, do Superintendente da Santa Casa, Dario Costa; do Diretor Técnico do hospital, Dr. José Reinaldo; do Secretário de Saúde de Lorena, Adailton José; de vereadores da Câmara Municipal, além de familiares do Dr. Waldyr, de médicos e colaboradores da Santa Casa, da imprensa local e da população.

Em seu pronunciamento, Dr. Mario Teixeira ressaltou que a inauguração desta importante unidade era o sonho do Dr. Waldyr.  “Mas eu gostaria também de dizer a vocês que a Santa Casa é uma obra inacabada. A Santa Casa sempre vai precisar de recursos e da ajuda de todos. Nós temos um plano de fazer um hospital modelo e um hospital modelo sempre deve estar presente, sempre deve estar em nossa mente. Vamos trabalhar nesse sentido e buscar melhorias cada vez mais difíceis e mais importantes para salvar vidas”, afirmou.

O diretor clínico da Santa Casa de Lorena, Dr. José Reinaldo, destacou o processo contínuo de evolução do hospital. “Estou aqui há 20 anos, desde quando a Santa Casa era um hospital pequeno, sem muitos recursos. E estou vivendo essa evolução do hospital, que vem cada vez mais se adequando, com equipamentos de qualidade, e prestando serviço a toda população”.

A diretora regional de saúde (DRS-17), Ana Beatriz Hernández Hernandes Palermo, ressaltou que essa separação das gestantes e das crianças da entrada geral do hospital é um grande ganho para a população. “Fico muito feliz de saber que os nossos pacientes do SUS têm um local adequado, de qualidade e com um atendimento ótimo. É muito importante essa questão da humanização no atendimento que vocês propõem aqui”, disse.

Em nome da administração do hospital, o superintendente Dario Costa falou sobre a importância da parceria com o poder público em busca da excelência dos serviços ofertados. “Isso só foi capaz porque o prefeito Sylvinho também abraçou a causa. Para quem não sabe, a prefeitura é responsável por custear esse serviço, não só para a cidade de Lorena, como também para os municípios que somos referência e a todos aqueles que buscam a Santa Casa. Muitas vezes, temos pacientes que saem de longe e vêm até aqui buscar um atendimento porque sabem da qualidade da nossa Santa Casa”, afirmou.

“Agora, contamos muito com a ajuda da Ana Beatriz, para que esse trabalho seja reconhecido. Ela já tem buscado recursos para a Santa Casa, porque, como todos nós sabemos, mesmo inaugurando uma nova unidade, mesmo buscando dar um acolhimento de qualidade, um atendimento a todos que nos procuram, a Santa Casa ainda é deficitária”, finalizou Dario Costa.

Para encerrar, o prefeito Sylvio Ballerini parabenizou a administração do hospital por mais essa conquista. “Quero dar os parabéns à Santa Casa pela inauguração do Pronto Socorro Infantil e Obstétrico, que representa um grande benefício para a nossa cidade e região. Hoje, o pronto socorro municipal realiza mais de 2 mil atendimentos por mês. Na prefeitura, foram 15 mil atendimentos no ano passado. Atualmente, recebemos pacientes das 17 cidades do Vale da Fé e do Vale Histórico, e oferecemos um atendimento de excelência”, finalizou Sylvio Ballerini.